Por Marco Aurélio Cidade
publicado por propagandaearte, em 16.07.08 às 16:52link do post | favorito

Em um comercial de sutiãs, há muitos anos e que virou um ícone da propaganda brasileira, o premiado publicitário Washington Olivetto, seu criador, dizia no texto que "o primeiro sutiã a gente nunca esquece."

Dizem ainda (pelo menos alguns amigos já disseram isso pra mim) que o primeiro post a gente não esquece. Tomara que quem ler isto também não esqueça, pois a idéia central desse meu novíssimo blog é justamente conversar com as pessoas, interagir com elas, trocar idéias e quem sabe, ter muitas idéias sobre as coisas que gosto de fazer. São elas, propaganda e arte. Não necessariamente nessa ordem, já que, pelo menos pra mim, uma coisa está ligada à outra.

Apesar de hoje em dia procurarmos constantemente estar antenados com tudo o que acontece no mundo, isso é humanamente impossível. A quantidade de informações geradas pela mídia convencional e pela internet é absurdamente gigante. Além do mais, temos mais o que fazer do que tentar ler tudo o que é publicado. Haja curiosidade e mania de atualização.

Trabalho é bom, principalmente quando fazemos aquilo que gostamos. E eu faço publicidade para meus clientes há exatos trinta anos. Desde quando iniciei o curso universitário. Faço e adoro fazer. Arrisco até dizer que é a única profissão que proporciona o prazer de  mexer, brincando, com toda a humanidade. Digo brincando porque a propaganda me dá tanto prazer que a cada texto, a cada lay out, percebo que podemos dizer muitas coisas boas para o mundo, criando as peças como se fosse uma brincadeira, só que de maneira séria. Mesmo falando de coisas tristes, como guerra e aids (sida), por exemplo. E não há nada mais que estejamos precisando tanto, hoje em dia, como coisas boas.

A propaganda nos dá a oportunidade de mexer com o sentimento das pessoas, convidá-las a pensar, sobretudo se a campanha tiver um approach emocional, ou se utilizar o resultado de uso como tema. Haja vista a quantidade de peças publicitárias que vemos todos os dias sobre a importância da conservação do planeta.

A propaganda nos dá essa oportunidade; de falar com o público com o qual queremos estabelecer uma comunicação, de maneira muito clara, objetiva, sincera. E isso, pra mim, é arte. Muito sentimento colocado num texto, numa foto ou numa ilustração. 

O outro tipo de arte da qual gosto muito é a capacidade que temos (todos têm; cada um à sua maneira, com sua técnica e seu jeito de se expressar) de representar tudo o que quisermos através da pintura, do desenho, da escultura, da literatura, da música. Neste blog, a minha proposta é justamente essa; conversar com as pessoas sobre esses assuntos tão especiais e muitos outros mais como gastronomia, outra de minhas paixões e uma das artes mais deliciosas que temos para adotar como hobby ou profissão. Creio que muitas pessoas se interessarão em conversar sobre essas coisas justamente porque elas tratam de gente; de todos nós, os seres humanos. As oportunidades através de um blog são imensas. Postar aquilo que gostamos ou que não concordamos e ter a chance de conversar sobre isso com pessoas do mundo inteiro, receber opiniões de outras culturas, refletir sobre o que nos incomoda sem as vezes nem percebermos ou ainda apresentar uma coisa boa que queremos compartilhar é muito bom. Portanto, amigos, este é um espaço para nos conhecermos cada vez melhor conversando sobre esses assuntos aí de cima e outros mais que possam vir a surgir.

 

 


De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

mais sobre mim
Julho 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
19

20
21
22
24
25
26

27
28
30


favoritos
pesquisar
 
tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds