“QUINHENTOS MIL OUTDOORS EQUIPADOS COM TURBINAS DE VENTO GIRANDO A 4,5 KM/HORA EM MÉDIA, POR UM ANO, NAS RODOVIAS DOS ESTADOS UNIDOS GERAM EM MÉDIA ENERGIA PARA APROXIMADAMENTE 1,5 MILHÃO DE RESIDÊNCIAS E DEIXAM DE ENVIAR 5,3 MILHÕES DE TONELADAS DE CARBONO PARA A ATMOSFERA.”
Calma! Por enquanto isso não está acontecendo e essa é uma informação obtida através de um estudo da WePower, uma empresa californiana de “energia limpa” que dá mais uma cara nova à publicidade, pois estreou a criação de outdoors da linha “WINDVERTISING.”
Em Times Square, Nova York, já está instalado um desses, com quinze metros de altura e o cliente anunciante é a RICOH, uma empresa japonesa de eletrônicos. Esta peça está desde dezembro passado sendo instalada e sua “estréia” está prevista para o dia 22 deste mês.
Apenas este outdoor vai gerar energia limpa suficiente para alimentar quatro casas não permitindo a emissão de carbono.
O outdoor possui dezesseis turbinas de vento, sessenta e quatro painéis e diversos visores de luz. As turbinas, que giram a médios 15 km/hora, permitem a geração de aproximadamente vinte e dois kilowatts de energia (também por hora) que dão com tranqüilidade para alimentar quatro casas e ainda deixam de emitir dezoito toneladas de carbono e contas de energia.
São turbinas especialmente adaptadas para ambientes urbanos, de acordo com Marvin Winkler, CEO da WePower.
O suporte para peças publicitárias se parece mais com uma lanterna giratória do que com os moinhos de vento que se vê nas áreas rurais e tem a patente e a tecnologia adquiridas de uma outra empresa chamada PacWind.
É pura energia armazenável e que requer muito menos espaço físico. Essas da RICOH podem capturar ventos a partir de três km/hora.
Neste momento estão sendo desenvolvidos mais 25 outdoors com a mesma tecnologia (os chamados “eco-outdoors”) para vários anunciantes e também para uma empresa de mídia chamada LAMAR.
Simultaneamente, a WePower negocia com empresas de fast food e de varejo para instalar essas turbinas em seus letreiros de maneira que quando girem criem o efeito de páginas de um livro sendo folheadas.